Tcc - O uso da aprendizagem criativa no ensino da matemática ou da Física


#1

Bom Tarde!
Sou o Gerlan, estudante do Curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física e atualmente estou no 7º período do curso, caminhando para o TCC.
Amo tecnologias, sou super curioso, sou extremamente fascinado pela aprendizagem criativa e de alguma forma eu quero utilizar no meu tcc, ou seja, aliar o uso desses softwares para o ensino de matemática ou de física. Não tenho ideia do que fazer, então venho pedir a contribuição e se possível a contribuição de todos.
Obs: Sou fascinado pelo Scratch. Quero mais ou menos nessa linha.


#2

Olá Gerlan, para mim, se eu fosse fazer algo do tipo, iria mostrar alguma proposta que trouxesse o ensino de matemática e física para um ambito mais prático e concreto.
Por exemplo, um professor de física que quer ensinar sobre lançamento obliquo pode pedir para os alunos fazer um protótipo de Angry Birds, e na criação do jogo eles vão entendendo melhor como funcionam os processos de um movimento horizontal e vertical.

Tem um projeto bem interessante feito por pessoas aqui da rede, o projeto Mattics, que usa jogos no Scratch para ensinar fundamentos de matemática, inclusive virou dissertação do professor Greiton, um dos idealizadores do projeto, vale a pena conferir.

Espero que tenha ajudado


#3

Já ouviu falar em Praxinoscópio?

É um brinquedo óptico. Ele foi um dos precursores do cinema e animação.

Numa escola em que trabalhei um dos projetos do curso de audiovisual envolveu desenvolver um mecanismo similar com madeira, espelhos e tiras de papel. O equipamento foi construído coletivamente (pela turma toda) e cada dupla desenvolveu uma tira de 12 quadros para fazer uma animação em looping (uma espécie de gif).

este projeto aliou conhecimentos de áreas diversas, como física, biologia, matemática, artes visuais.

Não é fácil propor projetos em escolas, se vc tiver esta dificuldade sugiro fazer uma revisão de literatura buscando artigos sobre isso, em especial com foco na sua área (Física e Matemática). Ou sistematizar uma experiência já vivida, entrevistando os envolvidos. Pode dar um trabalho bacana!

Aah! Eu conheço um grupo na UFRJ o LiPE (laborátório de Informática para a Educação) onde eles tem oficinas com Scrath. posso te passar o contato deles se quiser.

Boa sorte!