Scratch 3.0


#1

Olá pessoal!

O MIT lançou a prévia do Scratch 3.0 e a mesma já está disponível em Português do Brasil! :brazil:
Para experimentar, é só acessar https://beta.scratch.mit.edu/.

A tradução do FAQ com perguntas mais comuns também está disponível!

Relatos sobre experimentações com o 3.0 são super bem vindos neste espaço! Para receber materiais de suporte para a nova versão e atualizações sobre o Scratch 3.0, cadastre-se neste formulário.

Abraços!


#2

Sensacional as alterações Carol. Achei o design mais intuitivo.


#3

Na expectativa pelo lançamento e para testar a integração com Lego EV3 nativo!


#4

Já testei. Muito bom!


#5

Testei. Achei mais fácil a compreensão pelos alunos. Design mais simplificado, mas ainda não descobri como importar um cenário do Google sem que a imagem fique pixelizada.


#6

Novidades do Scratch 3.0


#7

Como ficará a interface com o Arduino. Essa nova versão irá incorporar as funcionalidades do S4A?


#8

Pessoal, também fiz um vídeo com as novidades do Scratch 3.0 :point_down::point_down:

Qualquer feedback é bem vindo :slight_smile:


#9

Muito Bom Flavio, Parabéns!!!


#10

Olá Pessoal

Comecei a trabalhar na implementação de extensão para interface do Scratch 3.0 com Hardware.
Ainda não existe, ou não consegui encontrar uma documentação oficial com orientações sobre o desenvolvimento de extensões. Contudo como o código fonte está disponível foi possível desenvolver um protótipo inicial para comunicação com o Arduino.
Pelo fato de ter sido desenvolvido com tecnologias padrão WEB o Scratch 3.0 facilitará muito a integração com os mais diversos tipos de hardware, ao menos essa é a impressão inicial que tenho.
Documentei nesse vídeo ( https://youtu.be/cNgSm73XASI) os experimentos iniciais.
A medida que tiver algo mais maduro vou disponibilizar o software e documentação.
Abraços
Marco


#11

Muito Bom Marco!!! Parabéns!!!


#12

Sensacional @marcotulio, ansioso para ver o progresso desse trabalho!!


#13

Falta menos de um mês para o lançamento do Scratch 3.0!

A nova versão será lançada no dia 2 de janeiro de 2019 e vai trazer muitas novidades, algumas já conhecidas por meio da versão beta.

Na próxima semana, haverá uma reunião aqui no Media Lab especialmente sobre a versão 3.0 no Brasil. Para isso, gostaríamos da ajuda de integrantes da Rede na elaboração de perguntas para o Scratch Team e pautas para a reunião.

  • De acordo com a prática de vocês com o Scratch, o que consideram relevante e que deve ser abordado na conversa?
  • Que dúvidas vocês gostariam que fossem respondidas, considerando a transição do 2.0 para o 3.0, e por que isso é relevante para a sua prática com o Scratch?
    Atenção! Antes de sugerir, confira se a pergunta já foi respondida no FAQ

Quem tiver sugestões de perguntas ou comentários neste sentido, pode contribuir respondendo a este post.

Muito obrigada, pessoal!


#14

Utilizo o Scratch (versão online) com estudantes do Ensino Fundamental. Em algumas atividades, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, utilizo o recurso micromundo. A versão Scratch 3.0 oferecerá essa possibilidade? Se a resposta for afirmativa, a utilização de um micromundo terá uma forma automatizada de construção, tendo em vista que atualmente precisamos fazer de forma manual a mudança da URL?


#15
  • Como ficará a integração com Arduino e Makey Makey? Terá alguma extensão “nativa” com tem com o Micro:Bit?
  • Os fontes do ScratchLink que conectam o Scratch 3.0 com o MicroBit são abertos e passíveis de adaptação para efetuar conexões com outras placas via bluetooth?
  • Projetos que ja integram Arduino, como exemplo a interface do HackEduca, terão que ser redesenhados para a versão 3.0 do Scratch Off Line?

#16

Quem sabe a possibilidade de fazer a programação via blocos do Scratch e depois ele transformar em codificação e permitir que esse mesmo código seja passado para o arduino, uma vez feito isso o código funcionaria mesmo que o arduino estivesse funcionando em modo standalone


#17

Você conhece o Mblock 3? Ele é baseado em Scratch e conecta com o Arduino, tendo a possibilidade de verificar o código feito em blocos em C, inclusive faz o download para a placa, vc também pode controlar via OTA, sem cabo USB, utilizando um módulo bluetooth, wifi de 2,4GHz. Muito prático , vale a pena conferir.

Versão 3, vc precisa enviar um firmware antes de programar, mas no próprio software ele envia.
Qualquer dúvida pode me contatar
Abraços


#18

Então, aqui em nossas escolas usamos Linux e pelo que vi o mblock é nativamente para Windows, e Mac, não nos atende aqui, a menos que tenha uma versão Linux escondida no site…


#19

Oi!
Reforçando a participação do @Sandro_Aparecido_Gre!

Micromundos na versão 3.0!

  • disponibilizar o Micromundo na versão 3.0 e Micromundos offline.

Aqui no Paraná, por meio das oficinas ministradas com alunos , professores (Ensino Fundamental e Médio) e simpatizantes da programação, verificamos significativas mudanças na interação com o Scratch, em particular, quando nos referimos aos “primeiros passos” com a programação.
Ao trabalhar nos micromundos por exemplo, os participantes vão se familiarizando aos poucos com os blocos, resolvendo desafios, testando, colocando em prática seu pensamento lógico, refletindo e compartilhando. Após as práticas com os micromundos é que iniciamos as possibilidades de criação na versão online (ou offline, conforme o caso).
A partir dessa experiência , observamos que os alunos/professores, sentem-se mais seguros, confiantes em utilizar o restante dos blocos disponíveis, fazendo diferentes criações.


#20

Olá

Seria fantástico se tiver a conexão com Arduíno, facilitaria muito o nosso trabalho com a conectividade com o mundo físico.

Abraços