Fórum da Aprendizagem Criativa

Revista NIED TSC - número especial sobre educação maker e robótica pedagógica

Chamada de artigos para o próximo número da Revista TSC - Tecnologias, Sociedade e Conhecimento do NIED-UNCAMP, tema “Educação maker e robótica pedagógica”. As submissões serão aceitas até 07 de agosto de 2020 pelo sistema http://www.nied.unicamp.br/revista

==================================================================

Revista TSC - Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

http://www.nied.unicamp.br/revista

Prazo para submissões: 07/08/2020

==================================================================

A Revista TSC é um periódico semestral, com avaliação por pares, mantida pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da UNICAMP. A Revista é dedicada à publicação de artigos científicos, relatos de experiência, resumos de teses e dissertações tendo como temática a Informática na Educação e áreas afins.

Em Novembro de 2020 lançaremos um número especial com o tema “Educação maker e robótica pedagógica”. As submissões serão aceitas até 07 de agosto de 2020 pelo sistema http://www.nied.unicamp.br/revista.

Os espaços maker estão sendo introduzidos na educação básica como uma alternativa às abordagens tradicionais de ensino, para que os alunos possam aprender sobre assuntos relacionados com ciência, tecnologia, engenharia artes e matemática (STEAM - Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics ), desenvolver atividades baseadas em projetos, ser mais ativo e ter controle sobre a experiência escolar, e se engajar em atividades sobre novos tópicos e tecnologias.

Robótica Pedagógica tem sido utilizada nos espaços maker como recurso para enriquecer e diversificar a forma como se ensina conceitos científicos. Os alunos aprendem como produzir artefatos de seu interesse usando objetos e materiais tradicionais combinados com tecnologias de fabricação digital e, com isso, explorar e construir conhecimento, de conteúdos curriculares, em diversos domínios.

A construção de objetos usando diferentes materiais, como sucata, madeira, papelão, componentes eletromecânicos e eletrônicos, podem ser combinados com atividades de programação de computadores e uso de ferramentas de fabricação como cortadoras laser e impressoras 3D. A ênfase está em promover o engajamento e um forte senso de experimentação com a mídia e os materiais, ao mesmo tempo em que o aluno constrói conhecimento, e participa de uma comunidade de aprendizagem.

Os artigos para o número especial podem abordar como a educação maker e a robótica pedagógica, associados às metodologias de aprendizagem como o construcionismo, podem proporcionar condições para que os alunos sejam criativos e críticos, bem como capazes de resolver problemas e trabalhar em grupos. Priorizamos alguns tópicos de interesse, sem estarmos limitados a eles:

  • Modelos de criação e de implantação de educação maker e robótica pedagógica no ensino formal (básico e superior) e não formal;

  • Integração de atividades desenvolvidas com atividades curriculares – metodologias e relatos de experiência;

  • Formação de professores para atuarem com educação maker e robótica pedagógica;

  • O papel do professor como mediador dos processos de construção de conhecimento do aluno e facilitador do desenvolvimento de artefatos;

  • Avaliação da aprendizagem dos alunos quanto às atividades desenvolvidas;

  • concepção, implementação e construção de dispositivos robóticos com materiais que permitem baratear e popularizar o uso desta tecnologia educacional.

Os artigos devem ser escritos em Português ou Inglês, não devem ultrapassar 20 páginas e devem seguir as normas de formatação em: https://www.nied.unicamp.br/revista/index.php/tsc/about/submissions#authorGuidelines

Editores Chefes

Dr. João Vilhete Viegas d’Abreu, NIED-UNICAMP, Brasil

Dr. José Armando Valente, NIED-UNICAMP, Brasil

Dra. Maria Cecília Calani Baranauskas, IC-UNICAMP, Brasil

Conselho Editorial Nacional

Conselho Editorial Internacional

1 Curtida

re-enviando o anúncio:

Chamada de artigos para o próximo número da Revista TSC - Tecnologias, Sociedade e Conhecimento do NIED-UNCAMP, tema “ Educação maker e robótica pedagógica ”. As submissões serão aceitas até 07 de agosto de 2020 pelo sistema http://www.nied.unicamp.br/revista

Boa noite.

O link dá erro…

Vale a pena corrigir.

Oi Oscar!
Estranho…
e este link https://www.nied.unicamp.br/revista/index.php/tsc/index ?