Quem está criando (ou já criou) cursos de Scratch?

Olá, pessoal! Boa tarde!

Em minhas conversas com o pessoal da Rede, percebi que tem um monte de gente que está criando (ou já criou) cursos de Scratch. Ao invés de ficarmos reinventando a roda, será que não valeria à pena trabalharmos juntos?

Por favor, compartilhe informações sobre o seu curso aqui no fórum.

Vamos combinar de conversar um dia destes?

Abs,

Leo

PS. Lancei esta discussão na categoria “Anúncios e Novidades”, mas em breve a mudarei para a categoria “Scratch” do fórum…

Curso de Aprendizado de Scratch

Concordo que faz super sentido isso você falou.

Léo Burd e amig@s, tudo bem?

Nosso curso/projeto - Pensando em Códigos, está em andamento e na rua reta final. Temos vários colegas aqui da comunidade fazendo a capacitação conosco.
Gostaria de convidá-lo para fazer parte do nosso grupo no Facebook. Temos a presença do @Guile lá conosco.

Grande abraço

Eu conheci a ferramenta a pouco tempo, graças ao curso “Design and Development of Educational Technology” via MITx.

Como cursei Jogos Digitais, estou adentrando nos Serios Games como meios de educação e criação de aprendizagem. Estou seguindo por aqui este tópico!

Gostaria e convidar todos amig@s aqui para conhecer nosso projeto.

Aqui vão os endereços:

Grupo dos alunos do curso em andamento:

Página Oficial do projeto:

Nossa capacitação faz parte do projeto de pesquisa/extensão da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

O curso online visa trabalhar os fundamentos da programação e dos princípios lógicos da computação, tendo como foco pessoas que nunca programaram e são entusiastas das tecnologias digitais. Serão utilizadas tecnologias lúdicas para propiciar uma aprendizagem diferenciada, com foco no uso do Scratch, viabilizando a inclusão digital e aprendizagem colaborativa online, totalizando 30 horas de atividades (média de 4 horas de dedicação por semana).

São 6 semanas de curso com certificado, para todos que cumprirem, pelo menos, 75% das atividades.

Sim, estou na página do face seguindo vocês e verificando o desenvolvimento do pessoal, que parece estar sendo bem bacana!

Seria mesmo uma boa ideia conversarmos depois, conforme sugeriu o Leo!

Um abraço,

Guilherme,
Gostaria de ajudar a organizar um curso de Scratch online e presenciais.
Seria ótimo criarmos um curso na Udemy, mas acho importante criar um projeto que seja sustentável e gere $$$.
Abraços,
MarcioOkabe.com.br
KonfideGeeks.com.br

Leo essa é uma boa ideia, eu me incluo nesse rol, acabei de começar uma sequência de vídeos com o Scratch, mas o que pudermos fazer para ajudar uns aos outros é melhor.

Estou à disposição para o que precisar.

E já aproveitando, queria divulgar uma pequena sequência de vídeos que estou fazendo para alguns alunos sobre o básico do Scratch.

Quem quiser receber os outros vídeos, http://inscricao.ensinomaker.com.br

Excelente iniciativa! Parabéns!

Carlos.

Saiu o segundo vídeo no meu canal do Workshop de Scratch.

Para quem quiser receber só se inscrever em http://inscricao.ensinomaker.com.br e também na fanpage do facebook - www.facebook.com/ensinomaker

E para quem já se inscreveu, confiram se vcs receberam. Alguns caíram em caixas de spam ou na aba de promoções do gmail

Qualquer dúvida, só chamar aqui pessoal.

Abraço

Olá Pessoal,
Parece que o assunto esfriou aqui.
Minha proposta é criarmos um canal no Youtube com aulas de Scratch e cursos na Udemy.
Acho que para dar certo não pode ser algo 100% colaborativo, o grupo que se formar deverá ter perspectivas de negócios.
Quem tiver interesse, pode falar comigo?

Abraços,
Marcio Okabe

Olá, Marcio. Gostei da sua ideia.
Abraço,

Nilton
Instituto Login
Porto Alegre, RS

OI, Luan.
Legal essa ideia de fazer vídeos. Tentei me inscrever no link que vc colocou mas deu “página não encontrada”.
Abraço,

Nilton
Instituto Login
Porto Alegre, RS

Luan, tudo bem?

Instrui um grupo de jovens do meu projeto Mundo Meu Micromundos a fazer a inscrição. Eles estão batalhando no Scratch e estão com muitas dúvidas com conectivos. Eu fazia o curso na UNIFAL, contudo viajei e perdi o restante e não consegui fechar a tempo.

O link que vc colocou nos envia a uma página que se repete todo o tempo. Veja:

Mesmo depois que confirmamos ela não entra. Pede novamente o email e o nome.

Me dá um help porque precisamos fazer oficinas nas escolas públicas e estamos com dúvidas. Pode ser? Abraços
Liliane Mendonça

Olá @nwainer, pois é, a página estava fora do ar, mas agora já voltou, vê de novo se dá certo

Então Liliane, o sistema de cadastro tá bem chatinho mesmo, mas eu testei aqui e deu certo, tenta de novo!!

Qualquer coisa, acessa direto na playlist aqui

Olá Leo,
Gostaria MUITO de conversar com você, pois sou “viciado” em gravar videoaulas e já tenho mais de MIL publicadas.
Agora estou 100% integrado o time da Techcamps.com.br que é uma versão brasileira da IDTech.com.

Lancei o site Konfide.Education AGORA :wink: e tem um víde explicando a conexão com a Techcamps.

Achei FENOMENAL sua ideia de criar um coletivo para organizarmos melhor o conteúdo de aulas de Scratch.

Acredito que há vários TIPOS de videoaulas, mas podemos dividir nas categorias:

• Pais e mães - Focados em explicar a importância do Scratch na educação e dar o passo-a-passo para implantar a rotina de Scratch em casa
  • Educadores e professores - Planos de aula e dicas para implantar na sala de aula e na escola
  • Crianças - Foco no aluno e buscando adequar para cada idade.

Quando você vem para o Brasil novamente?

Abraços,
MarcioOkabe.com

Origamistas.club
11 99480-1777

Olá!!!
Nós do Variáveis Lav. desenvolvemos uma oficina intitulada ‘Criando arte interativa com Scratch + Kinect’ que acompanha nosso projeto INSTALAÇÕES JOGÁVEIS: Instalações artísticas interativas feitas com Scratch e kinect + uma oficina.
Na oficina os participantes podem entender melhor como funciona o processo de criação de um game que poderá ser jogado utilizando o Kinect. A oficina também permite que os participantes aprendam a utilizar o Scratch, bem como entender melhor alguns conceitos da arte contemporânea, e algumas das linguagens de programação utilizadas para criar games e animações.

Olá a todos, já ofereci cursos de Scratch, ensino de programação e outros pelo Centro de Formação da Escola da Vila. Estou ministrando agora um curso online chamado “Ensinar a programar para aprender diversos conteúdos das disciplinas específicas no ensino fundamental”, é um curso de dedicação de 25 horas com duração de 4 a 5 semanas.
Nele falo sobre aprendizagem criativa e programação no Scratch, através de iniciativas realizadas na Escola da Vila. Assim que tiver outros, divulgarei aqui.
Abraços
Helena Mendonça

Olá Leo,
Lancei um curso de Scratch e publiquei na Udemy.

Quem quiser ajudar no curso, favor entrar em contato.

Abraços,
Marcio Okabe