Projeto "Little Hearts": ações educativas em saúde, oficinas de capacitação para comunidades imigrantes brasileiras em Massachusetts, EUA


#1

Organização: Prof Camila Maciel de Oliveira
Local: Boston, Framingham e Malden, Massachusetts, Estados Unidos
Baependi e Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
Curitiba, Paraná, Brasil
Data de início: 2014
Data de término: em andamento
Em andamento**
Quantidade de participantes: 5

Página na Internet: https://www.facebook.com/Littlehearts-214533619246218/

Descrição:
Um público expectador de aproximadamente 15.000 pessoas, sendo principalmente crianças, interagiram com a metodologia proposta, no Brasil e Estados Unidos, através de projetos de extensão (em escolas ou eventos para pacientes) ou oficinas de capacitação para professores, educadores e interessados em educação infantil através de parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Boston!

Nossos textos, assim como as fábulas, trazem à reflexão assuntos relacionados aos valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais igualitária, além de conceitos relacionados à promoção da saúde, fundamentando-se nas competências, dimensões e subdimensões sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC,2018).

A metodologia tem enfoque lúdico e didático e utiliza-se de teatros de fantoches, paródias e cantigas da cultura popular brasileira, poemas, material ilustrativo e atividades em grupo.

Quem é a autora?
A autora da metodologia “Como compreender brincando” é a Professora Camila Maciel de Oliveira.
Desde de 2018 está vinculada à Divisão de Medicina Cardiovascular do Brigham and Women´s Hospital, Escola de Medicina de Harvard, Boston, Massachusetts, EUA.
Concluiu o pós-doutorado em Medicina Preventiva e Epidemiologia pela Boston University, Boston, Massachusetts, EUA (2017-2018).
Está vinculada a um dos estudos mais antigos e importantes da área cardiometabólica - o “Framingham Heart Study”, desde 2017, sendo pesquisadora e responsável por coleta de dados de participantes em Framingham, Massachusetts, EUA.
Em 2017, através de colaborações com o Departamento de Epidemiologia Translational da University of Massachusetts (UMass, Boston) e Consulado-Geral do Brasil em Boston, propôs-se a expandir o projeto de própria autoria - “Coraçõezinhos / Little Hearts” - na região da Nova Inglaterra, no estado de Massachusetts, EUA.
É professora Adjunta IV do Departamento de Medicina Integrada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2015 e Professora do Departamento de Clínica Médica da UNIPAC-Juiz de Fora desde 2008.
Foi Professora de Semiologia Médica e Endocrinologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (2014-2015).
Foi Professora do Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) de (2008-2010; 2011-2014).
Concluiu seu doutorado em Cardiologia pelo Instituto do Coração (InCor/ USP) (2006-2007).
Fez-se endocrinologista pelo Hospital das Clínicas (HCFMUSP) (2004- 2006), após residência em clínica médica (2002-2004).
Graduou-se em Medicina, em 2001, pela Faculdade de Medicina de Itajubá.

Pesquisas e Projetos
A característica de coordenação de grupos e equipes manifestou-se na mais tenra idade e consolidou-se em seu curso de graduação em Medicina.
Dedica-se, hoje, ao desenvolvimento de metodologias em Pesquisa Participativa Comunitária e à coordenação de projetos de pesquisa e extensão na área de fatores de risco cardiovasculares e ações educativas em saúde, tanto para população infantil quanto adulta, nos estados de Minas Gerais e Paraná, Brasil, e Massachusetts, EUA.
Criou o Projeto “Coraçõezinhos de Baependi” (2014), “Coraçõezinhos Apaixonados” (2015) e “Little Hearts” (2017). Criou e deu nome ao programa “Sala de Espera” em colaboração com a UFPR TV, em 2015, atuando como disseminadora de informações relativas a ações educativas em saúde e bem-estar. Criou o programa e o ambulatório da Disciplina de Habilidades Clínicas (UFPR) “Repensando o Sobrepeso”, em 2016.
Foi a precursora - através de sua tese de doutorado – e mantém-se como coordenadora local do “Projeto Corações de Baependi”, atuando como colaboradora do Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do Instituto do Coração (InCor/USP) e dedicando-se ao estudo de fatores de risco relacionados às doenças cardiometabólicas.

Seu curriculum pode ser encontrado no endereço: http://lattes.cnpq.br/0855677543882534

O Método
A Base

  1. Base Nacional Comum Curricular 2018
  2. Interdisciplinaridade como facilitador de formação de conceitos
  3. Metodologia de Ensino Aprendizagem

Fundamentação Teórica

  1. Pesquisa Participativa Comunitária como princípio
  2. Health Belief Theory para crianças como objetivo
  3. Health Belief Theory para adultos como catalisador
  4. Child-to-child Theory como sementeira
  5. Creative Learning

O material
Programas de Aula para a aplicação do método para o público infantil de 6 a 9 anos de idade

(upload://uyoCPaAzlcciDITd7Ayd2PDPngO.jpg)![3|375x500]

Referências Bibliográficas

METODOLOGIA APRENDENDO A APRENDER: COMO COMPREENDER BRINCANDO
Desenvolvido por Prof. Dra. Camila Maciel de Oliveira
Obra Registrada - Registro nº 717.877
Protocolo 2016PR__471, em 05/05/2016.
Registro em 29/09/2016, L.1388 F.392
Didático, 102 página(s). Inédita.

Facebook
Projeto Coracoezinhos de Baependi
Coracoezinhos Apaixonados
LittleHearts

PROJETO CORAÇÕES DE BAEPENDI
de Oliveira, Camila M; Alexandre Costa Pereira ; de Andrade, Mariza ; Soler, Júlia M ; José Eduardo Krieger . Herbility of cardiocascular risk factor in a Brazilian population: Baepebdi Heart Study. BMC Medical Genetics (Online) , v. 08, p. 01/08, 2008.

PROJETO LITTLE HEARTS (ESTADOS UNIDOS)
Artigos em fase de elaboração

PROJETO CORAÇÕEZINHOS (BRASIL)

Coelho, P.D., Queiroz H.K.G., Pereira A.N.S., Vieira P.P., Alvim R.O., Mourão C.A., Jr. & Oliveira CM (2017, January-July). Coraçõezinhos apaixonados project: an experience report. Revista Conexão em Foco , 1(13), 48-54.
DE OLIVEIRA, CAMILA M.; SOARES, F. M. ; GONCALVES, A. B. C. ; BERMUDES, B. ; ULBRICH, A. Z. ; TIZZOT, E. L. A. ; Carlos Alberto Mourão Júnior ; ALVIM, RAFAEL DE OLIVEIRA . The Baependi Heart Study: the Real History and the Development of New Strategies for Health Promotion in Childhood Education. REVISTA CIÊNCIAS EM SAÚDE, v. 8, p. 03-07, 2018.
GONÇALVES, ANA BEATRIZ CLEMENTE ; SOARES, FLÁVIA MESQUITA ; COELHO, PAMELLA DONADONI ; ALVIM, RAFAEL DE OLIVEIRA ; MOURÃO JÚNIOR, CARLOS ALBERTO ; OLIVEIRA, CAMILA MACIEL . A educação em saúde em escolas públicas da zona rural: relato de experiência. EXTENSÃO EM FOCO, v. 1, p. 1-9, 2018.
GONCALVES, A. B. C. ; SOARES, F. M. ; ALVIM, R. O. ; MOURAO-JUNIOR, C.A. ; DE OLIVEIRA, CAMILA M. . MÉTODO EDUCACIONAL INFANTIL NA PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE, ZIKA VÍRUS E CHIKUNGUNYA. EXTENSÃO EM FOCO, v. 1, p. 55-63, 2017.
SOARES, F. M. ; GONCALVES, A. B. C. ; ALVIM, R. O. ; Mourão, CA ; DE OLIVEIRA, CAMILA M. . Conscientização infantil: abordagem lúdica sobre utilização de recursos naturais. REVISTA CIÊNCIA EM EXTENSÃO, v. 13, p. 87-92, 2017.
GONCALVES, A. B. C. ; SOARES, F. M. ; ALVIM, R. O. ; Carlos Alberto Mourão Júnior ; DE OLIVEIRA, CAMILA M. . Análisis de una intervención comunitaria para niños: la promoción de la salud de mayores y el Proyecto Coraçõezinhos de Baependi. INTERFACES - REVISTA DE EXTENSÃO DA UFMG, v. 5, p. 221-229, 2017.
GONCALVES, A. B. C. ; SOARES, F. M. ; COELHO, P. D. ; ALVIM, RAFAEL DE OLIVEIRA ; Carlos Alberto Mourão Júnior ; DE OLIVEIRA, CAMILA M. . Práticas educativas relacionadas à saúde para crianças de 4 a 10 anos. Projeto Coraçõezinhos apaixonados: um relato de experiência… EXTENSÃO EM FOCO, v. 1, p. 1, 2017.
BERMUDES, B. ; ALVIM, RAFAEL DE OLIVEIRA ; SOARES, F. M. ; GONCALVES, A. B. C. ; TIZZOT, E. L. A. ; ULBRICH, A. Z. ; MOURAO-JUNIOR, C.A. ; DE OLIVEIRA, CAMILA MACIEL . THE BAEPENDI -LITTLE HEART- STUDY: Strategies in Child Education Related to Cardiometabolic Risk Factors for Reducing Morbidity and Mortality in a Developing Country. Endocrinology&Metabolism International Journal, v. 5, p. 1-4, 2017.
GONCALVES, A. B. C. ; SOARES, F. M. ; ALVIM, R. O. ; MOURAO-JUNIOR, C.A. ; DE OLIVEIRA, CAMILA MACIEL . Dengue, Zika e Chikungunya: o combate começa nas escolas. EXPERIÊNCIA - REVISTA CIENTÍFICA DE EXTENSÃO, v. 2, p. 76-87, 2017.
MADUREIRA, M.F., MADUREIRA, M.F. ; PEIXOTO, L.M.M. ; HARAMOTO, H. ; SOBREIRA, N. P. ; PEREIRA, N.S. ; FERREIRA, R. N. ; PEREIRA, L. S. ; ALVIM, R.O. ; MOURAO-JUNIOR, C.A. ; OLIVEIRA, C. M. . CORAÇÕEZINHOS DE BAEPENDI NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE ATRAVÉS DA METODOLOGIA PARTICIPATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Conexão UEPG, v. 12, p. 400-411, 2016.
PEREIRA, A. P. S. ; QUEIROZ, H. K. G. ; MALAGRINO, P. A. ; VIEIRA, P. P. ; MOURAO-JUNIOR, CARLOS ALBERTO ; DE OLIVEIRA, CAMILA M. . Desenvolvimento de um Projeto de Extensão em uma escola pública de Juiz de Fora: relato de experiência. INTERFACES - REVISTA DE EXTENSÃO DA UFMG, v. 19, p. 191-196, 2016.

PESQUISA PARTICIPATIVA COMUNITÁRIA
Wallerstein N, Duran B. Community-Based Participatory Research Contributions to Intervention Research: The Intersection of Science and Practice to Improve Health Equity. Am J Public Health. 2010; 100: S40- S46.
Israel BA, Schulz AJ, Parker EA & Becker AB. Review of community-based research: Assessing partnership approaches to improve health. Annual Review of Public Health. 1998; 19: 173-202. Translated by the Detroit Hispanic Development Corporation.
Birnbaum LS, Zenick H, Branche CM. Community-Engaged Environmental Justice Research at University of Massachusetts Lowell. Am J Public Health. 2009; 99: S485- S489.
Ivna de Mello Alves. Bioetica e Pesquisa Partiicpativa Comunitária. Universidade Federal da Bahia. Salvador (Bahia) Maio, 2016
Minkler M. Linking Science and Policy Through Community-Based Participatory Research to Study and Address Health Disparities. Am J Public Health. 2010;100: S81–S87.
Minkler M, Vásquez VB, Tajik M, Petersen D. Promoting Environmental Justice Through Community-Based Participatory Research: The Role of Community and Partnership Capacity. Health Education & Behavior. 2006; 35: 119-137.
Dias S, Gama A. Investigação participativa baseada na comunidade em saúde pública: potencialidades e desafios Revista Panamericana de Salud Pública. 2014, 35(2):150-154.
Wynn TA, Taylor-Jones, MM Rhoda E. Johnson, PhD; Bostick PB, Fouad, M. Using Community-Based Participatory Approaches to Mobilize Communities for Policy Change. Fam Community Health. 2011, 34(1): S102–S114.

HEALTH BELIEF THEORY

Korin MR. Theory and Fundamentals of Health Promotion for Children and Adolescents. Health Promotion for Children and Adolescents, Springer. 2016, New York.

[Insira aqui links e referências para artigos, matérias e outros elementos associadas com o projeto]


#2

Olá Pessoal, sou Rebeca e estou ansiosa para ver o resultado da Oficina de vocês. Bjs


#3

Sou Débora, e muito empolgada para ver os resultados do projeto Little Hearts.

Minhas criancinhas amaram!


#4

Sou Flavianny e estou participando do grupo Little Hearts, administradora da página no Facebook, aguardo a visita de todos.
Todos serão muito bem vindos!!