Fórum da Aprendizagem Criativa

Procurando voluntários(as) para ministrar uma aula de introdução no universo Maker para alunos de uma escola pública do projeto Crea+


#1

Pessoal, transcrevo abaixo a mensagem de uma amiga voluntária no Crea+ - se alguém se interessar, pode favor, me avisa que passo mais detalhes.

"estou participando do programa voluntário CREA+, no qual dou aulas com base em projetos multidisciplinares para alunos do 6o ao 9o ano da escola pública Daniel Verano, que atende alunos da Comunidade São Remo. O projeto visa desenvolver com as crianças esse semestre se chama “Para além dos muros da escola” e o objetivo é a intervenção dos alunos em um espaço de sua comunidade: as crianças identificarão pontos que lhes causam incômodo em seu em torno e, a partir disso, farão o planejamento de como modificar um desses espaços e, por fim, executarão o projeto colocando a mão na massa. Revitalização de praça, grafites de muros, construção de postes de luz são exemplos básicos de ideias que podem surgir desses jovens

Alguns dos objetivos principais do projeto são fazer o aluno perceber que ele tem direito ao espaço público e também responsabilidade sobre este, que ele é um agente da mudança e desenvolver na criança um senso de legado e protagonismo.

Para engajar as crianças nesse projeto e entusiasmá-las a colocar a mão na massa, gostaríamos de fazer uma aula inicial mais lúdica antes de entrar na discussão sobre os problemas da comunidade, com uma oficina sobre construção de coisas, para que os alunos vejam como são capazes de, com as próprias mãos, fazer e criar coisas bem legais. Pensamos em algo para essa primeira aula como as oficinas do Movimento Maker, que escutei que são super bacana e podem ser bem motivadoras para as crianças. Você por acaso conhece alguém que dá essas oficinas e teria interesse em aplicá-las a esses alunos do CREA+? Seria durante o sábado dia 4 pela amanhã, das 10h às 11h30. São alunos de uma realidade bem carente e seria uma oportunidade bem legal para começar a despertar neles o interesse pela mudança social."


#2

Olá Tiago, tudo bem? Eu gostaria de conhecer mais sobre a dinamica deste projeto. Pordemos nos falar pelo facebook ou whatszapp? Abração!


#3

Eu tenho interesse! Meu e mail zeferinodesign@gmail.com e meu whats 11974405208


#4

Tiago,

Caso ainda não tenham alhuém, eu tenho disponibilidade.

Whats: 11 99631-1800


#5

Gostaria de fazer uma sugestão, os vídeos dos Edgard Gouveia JR. no Youtube

Ele criou um geme on line que ajuda a transformar algumas realidades, é
muito interessante, pois o game não recebe dinheiro “não quero seu
dinheiro, só quero seu melhor” e todos gostam de participar.


#6

Olá, sou professora de Makerspace em uma escola privada no Rio de Janeiro e gostaria muitíssimo de levar essa cultura para a rede pública de ensino. Já fiz um projeto de aulas de design em uma escola pública no Morro da Formiga aqui no Rio e foi incrível.

Meu email: paraensere@gmail.com


#7

Olá sou professor do ensino fundamental um e gostaria muito de as prenderam cm vc eu já tive a oportunidade de conhecer o trabalho de vocês no congresso nacional em São Paulo SP Embú das artes


#8

Eu me inscrevi pelo site do Crea+ mas gostaria de participar do dia 4. Meu ctt é (11)959204506