Fórum da Aprendizagem Criativa

Guia Curricular de Computação Criativa

Olá, comunidade!

Em um esforço da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa em parceria com a Universidade de Harvard e a Universidade Estadual de Feira de Santana, apresentamos a nova versão do Guia Curricular de Computação Criativa!

O guia foi produzido pela equipe da Karen Brenann na Harvard Graduate School of Education (HGSE) e recentemente foi atualizado para o Scratch 3.0, incluindo novidades no próprio conteúdo do documento.

São 192 páginas com atividades, dicas de mediação, estúdios do Scratch com projetos inspiradores e páginas para a reflexão em sala de aula ou em qualquer outro ambiente educacional onde você queira trabalhar a computação criativa com o Scratch!

O material é totalmente editável para que você adapte-o a sua prática - não esqueça de sempre dar créditos a autores e tradutores!

Você pode acessar o material de diferentes formas:

Agradecemos demais ao professor José Amâncio, da UEFS, por disponibilizar a primeira versão da tradução do guia e a Mariana Casetto pela atenção com este projeto!


Nós da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa queremos conhecer como educadores estão trabalhando com o Guia Curricular de Computação Criativa, para aprimorarmos cada vez mais este recurso para o Brasil. Escrevam aqui no fórum ou enviem e-mail para info@aprendizagemcriativa.org sempre que houver algo que gostariam de compartilhar com a comunidade, ok?

Um forte abraço (e aproveitem)! :slightly_smiling_face:

6 Curtidas

Parabéns Carolina.

Muito satisfeito com a parceria entre Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa na construção da nova versão do guia de Computação Criativa.

Temos utilizado o guia na cidade de Piritiba, no sertão da Bahia, desde 2018. Piritiba é uma cidade com 25.000 habitantes e baixos indicadores sociais e educacionais. Neste difícil contexto, uma articulação entre UEFS, Instituto Tecnológico de Piritiba (www.itpi.org.br) e Prefeitura Municipal de Piritiba, vem aos poucos inserindo a Computação Criativa na formação dos alunos do ensino fundamental da cidade, especialmente os alunos da rede pública.

Com alegria realizaremos o encerramento da turma de 2019 na próxima segunda-feira, dia 25/11/2019, com participação de importantes representantes do poder público e entidades de apoio. O evento é aberto a quem tiver interesse em conhecer nosso projeto.

Abaixo alguns links contando um pouco da trajetória deste projeto:

1 Curtida