Fórum da Aprendizagem Criativa

Criação e Gestão dos Núcleos Regionais

Pessoal, tudo bem?

Como muitos já sabem, a segunda reunião dos núcleos regionais ocorrerá no dia 25/07, às 19h00, no http://mit.webex.com/meet/aprendizagemcriativa.

Para configurar o seu computador, siga as instruções. Por favor, confirme presença respondendo este e-mail.

Pauta e pontos importantes para o próximo encontro

  • Compartilhamento de experiências que ocorreram desde o último encontro, tais como a reunião do núcleo de São Paulo, do Rio de Janeiro, Goiana e o encontro on-line do Paraná.

  • Para os núcleos que ainda não tiveram encontro desde então, talvez o relato dessas experiências possa ajudar a pensar no próximo evento.

  • Vamos falar um pouco mais de organização dos núcleos. Avançamos na sistematização dos nossos trabalhos e criamos um template para ajudar na organização dos núcleos. Você pode ter acesso ao planejamento de outros grupos para se inspirar, neste documento.

  • Alguns núcleos ainda estão sem dois coordenadores, então, seria bom que quem estiver sozinho, arranje um parceiro local para essa empreitada.

Um abraço e até já,

Guilherme e turma da articulação da Rede

Boa tarde, meu nome é Luiz Carlos Morais Jr, sou de BH. Alguém sabe dizer se já existe um núcleo regional aqui em BH?

1 Curtida

Luiz, tem uma turma de Cataguases, né @Liliane ? Mas BH ainda não tem um núcleo, embora tenha um pessoal daí aqui no fórum. A reunião de terça é aberta, se puder, apareça!

Um abraço,

1 Curtida

Ok Guilherme, obrigado. Vou tentar participar.

Sim, Guille. estou atenta aqui.

Luiz, tudo bem? Venha fazer parte conosco dessa rede. É uma experiência fantástica. Fazemos parte do Mundo Meu Micromundos. Estamos articulando em Cataguases, com disseminação na rede pública de ensino na esfera municipal e estadual. Dia 25 de agosto haverá um encontro da Superintendência Regional de Ensino no CEFET de Leopoldina e estaremos lá. A Lemann estará presente também. Temos oficinas de Aprendizagem Criativa já agendada até novembro. E faremos o Scratch Day mineiro em setembro.

Caso queira integrar ou mais informações, estamos aqui. Meu contato 32 9 9920.6105 ( Vivo). Agora dia 28, 29 e 30/07 teremos uma oficina de minirobótica e construção de formas animadas com reciclados e dispositivos elétricos e eletrônicos em Cataguases, caso você queira participar será um prazer. Nessa fase a oficina é para os integrantes do projeto em parceria com o Senai.

Quer participar? Quer integrar? Precisa de auxílio para iniciar e disseminar em BH? Conte conosco!!
Abraços
Liliane

1 Curtida

Pessoal, a reunião de hoje foi muito especial!

Legal ver como os núcleos estão se formando, um passinho de cada vez…

Eis o link para a gravação da reunião:

https://mit.webex.com/mit-pt/lsr.php?RCID=93d77f654b5544dcafc2a9474e3379df

Abs,

Leo

1 Curtida

Olá turma!

Está se aproximando a nossa próxima reunião dos Núcleos Regionais de Aprendizagem Criativa, no dia 19/9, às 19h!

Muita coisa aconteceu desde a nossa última reunião e é hora de sabermos um pouco do que ocorreu e do que está por acontecer. A pauta será:

  • relatos/novidades dos núcleos regionais - tem encontro no Rio (@henriquemonnerat, @AntoannePontes, vamos falar um pouco disso?)

  • estratégias para o engajamento regional. Como os núcleos promovem articulação com os membros da sua região? Vamos aprender uns com os outros: tem gente fazendo e pensando clubes mão na massa nas escolas (@elainerocha, @Adriano, @Elio, @henriquemonnerat, @Marisa_Cavalcante, @CarolRodeghiero, vamos dar uma pitada sobre isso?) , outros promovendo encontros itinerantes (@ , encontros virtuais (@vckawauchi, @Eziquiel_Menta, vocês podem falar um pouco da experiência), também tem gente fazendo a própria homepage do núcleo (@vckawauchi, você de novo), alguns fazendo FICs (@Elio, @Marisa_Cavalcante, @Felipezoo, @Eziquiel_Menta, @AiltonLopes, @Marlon_Mateus), outros formação (@Edeli, @veronica). O que mais?

  • Estrutura de organização dos núcleos - divisão de tarefas. É muito importante que cada núcleo tenha ao menos um representante nas nossas reuniões. Para os núcleos que já tem um documento de planejamento, por favor, não se esqueçam de inserí-lo neste link.

  • Importância dos Meet Ups - mais do que o tamanho e a sofisticação, é importante a perenidade deles, que aconteçam com certa frequência. Outro ponto importante é que esses encontros tenham um momento para o social, que as pessoas possam conversar e se conhecer. Vale lembrar que a Rede pode apoiar de diferentes formas os encontros regionais, seja através da divulgação pelos nossos canais de comunicação ou por outras formas.

  • Quem vem para a Conferência Scratch? O que podemos fazer para aproveitar este encontro?

Nossos documentos de referência estão aqui:

@MarcosBorges, @Luan_Freitas, @JuFDuarte, @alphazine, @Andre_Dala_Possa, @andre, @Paola_Ricci, @Rui, @Fabio_Zsigmond, @miguelchaves, @Elaborando, @Greiton_Toledo_de_Az, @Patricia_Nogueira, @hzanetti, @maria_alice_Gonzales, @Alex_Garcia, @Adelmo_Eloy e todos mais que eu não consegui marcar, vamos nessa! A reunião é aberta para todos!

Para participar da reunião, siga as instruções neste [link]

Atenção, dessa vez a reunião será no endereço

https://mit.webex.com/meet/aprendizagemcriativa

Abraços para todos e até o dia 19/9!

Mais uma vez a reunião foi ótima, com muitas novidades despontando por todo o Brasil!

Esse encontro de 19/9 está gravado em:

https://mit.webex.com/mit-pt/lsr.php?RCID=7e5ad93d5aca43c1ae5c5da25618a202

Abraços para todos!

Quero fazer parte. Sou professor do núcleo de Dois Vizinhos.

Olá galera. Sou Erick Góes, analista de TI na GTAE(Gerência de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação) em Tocantins. Gostaria de conhecer outros organizadores de núcleos próximos do meu estado para entender como funcionam, qual a frequência com que desenvolvem suas atividades envolvendo Scratch, Robótica e aprendizagem maker. Se alguém neste fórum mora em Tocantins e gostaria de participar conosco dos nossos encontros, por favor, entre em contato com se manifeste por aqui, ok?

Este mês nós estamos realizando nossa primeira oficina de robótica educacional e aprendizagem maker. O primeiro encontro aconteceu dia 01/11/2017 e envolveu 4 escolas públicas estaduais e 20 alunos e professores.
Aqui uma imagem da oficina com o professor Demis Carlos do IFTO.

No próximo dia 16/11/2017 realizaremos o segundo encontro para conhecer, estudar e criar projetos com Scratch e Minecraft. O terceiro encontro tratará de Arduino.

Esperamos aprender com essa comunidade e trocar experiências, superar dificuldades inerentes à formação de comunidades com objetivos disruptivos no campo da educação mediada por tecnologias, colaboração e currículo digital.

Abraço e sucesso
Equipe GTAE

1 Curtida

Olá @erickgoes, Se não me engano, o @demiscarlos é aí da região!

Um abraço,

Olá @erickgoes, eu ajudo a tocar o grupo de Brasília/Goiânia, se precisar de qualquer coisa só chamar aqui ou mandar um email para luanfo@gmail.com

Mas a verdade é que todo mundo está aprendendo como tocar um grupo regional, mas com certeza juntos a gente consegue pensar melhor.

Enfim, qualquer coisa, estamos aí

Abraço

1 Curtida

Opa, Guile. Feliz 2018 :wink:
Conhecemos o @demiscarlos, sim!
@demiscarlos contribuiu com a parte de prototipagem e programação com ARDUINO na nossa primeira oficina de robótica educacional ano passado, entre os meses de novembro e dezembro.
Conseguimos reunir 21 participantes, sendo 8 professores e 13 alunos do ensino médio de 4 escolas públicas estaduais de Palmas-Tocantins. Foi uma experiência incrivelmente divertida e desafiadora.
Já estamos nos mobilizando para realizar mais 2 oficinas de robótica este semestre. \o/ (êbaaa)

1 Curtida

Poxa, @Luan_Freitas, obrigado pela disposição em ajudar a gente aqui em Tocantins. Conseguimos realizar entre novembro e dezembro/2018 nossa primeira oficina de robótica educacional envolvendo 21 participantes (8 professores e 13 alunos). Contamos com a ajuda do amigo colaborador e promotor da cultura maker @demiscarlos por aqui!
Sobre a organização de um grupo regional de robótica aqui em Tocantins, concordo: todos estamos aprendendo. O que verificamos em nosso levantamento preliminar sobre iniciativas maker aqui em nosso estado há grupos já participando da OBR (etapas teórica e prática) nos institutos federais e na Universidade Federal do Tocantins.
Essa oficina de robótica educacional que realizamos por aqui em 2017 foi um esforço colaborativo envolvendo nossas equipes da Gerência de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação (GTAE) da Secretaria de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins, Escola Jovem em Ação, e o professor @demiscarlos do IFTO de Porto Nacional-TO.
Por aqui encontramos grupos em diferentes níveis de desenvolvimento, então, estamos tentando entrar em contato com todos e programar eventos regionais envolvendo essa galera para participar de atividades maker diversas, inclusive na área de desenvolvimento de aplicativos e games dentro das escolas públicas. Vamos conversando ok?
E ai em DF, como avalia o desenvolvimento da comunidade maker regional?
Um abraço.

1 Curtida

Então @erickgoes, temos grupo razoavelmente heterogêneo, desde professores de escolas e universidades, até pequenos empreendedores que estão trabalhando com iniciativas de educação maker.
Aqui a gente procura se reunir mensalmente, online e/ou offline, para fazermos oficinas, sabermos o que cada membro está fazendo e estabelecermos possíveis parcerias.

Algo que ajuda o nosso grupo é ter um grupo de whatsapp onde discutimos assuntos exclusivos de aprendizagem criativa. Aos pouquinhos estamos crescendo e criando nossa identidade.

1 Curtida

Olá!
Eu gostaria de criar um núcleo aqui em São Luís do Maranhão,como proceder?

Sandre, tudo bem? por favor, entre em contato comigo pelo Whatsapp 11993857323. Um abraço,

Olá pessoal,

Foi realizada hoje a primeira reunião (MeetUp) do Núcleo Porto Alegre da RBAC.


Estiveram presentes professores e alunos envolvidos com aprendizagem ativa e projetos mão na massa de Porto Alegre da região metropolitana e do litoral norte do Rio grande do Sul. O objetivo do MeetUp foi reconhecermos as pessoas e os espaços do núcleo, além de realizar o planejamento da agenda de encontros e a preparação para o 1° FIC do Rio Grande do Sul que acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro na Universidade Luterana do Brasil Campus Canoas.

Tivemos um encontro muito produtivo e agradável e o registro do que foi deliberado na reunião pode ser acessado em: https://www.facebook.com/RBACPoa/.


Na foto: Felipe, Guará Greff, Sílvia Bertagnolli, Patrícia Cavedine, Marjorie, Gisele, Karen Selbach, Fabiana Lorenzi, Guilherme Peres, André Peres (André de Porto Alegre), Saulo.

Boa tarde, pessoal! Sou de BH e gostaria de saber como faço para criar um núcleo aqui. Alguém poderia me informar como devo proceder?