Fórum da Aprendizagem Criativa

Confira a programação do FIC 2019 - ainda há vaga para oficinas!


#1


Mais informações em www.ficmaker.org.br/2019

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO FIC 2019

OFICINAS
Ainda há vagas para as oficinas do FIC Maker! São Elas:

  • Aldeia Criativa: introdução à Aprendizagem Criativa
  • Design de uma atividade de Aprendizagem Criativa
  • Introdução ao Scratch para educadores
  • Gesto interativo: introdução à Computação Criativa com Scratch e BBC micro:bit
  • "Como organizar um FIC " com a participação de organizadores do FIC

Clique aqui e inscreva-se agora

PAINÉIS
*Para participar dos painéis não é necessário inscrição prévia

O desenvolvimento da criança e do jovem para a sociedade criativa
Quando: Dia 19/03 (terça-feira) Horário: 14h00 às 15h15

Vivemos em uma sociedade marcada por mudanças rápidas, impessoais e imprevisíveis. Para ter sucesso, as pessoas precisam saber lidar com questões abertas e usar os recursos existentes de forma crítica, colaborativa e inovadora. Como criar oportunidades para que os jovens brasileiros desenvolvam seu potencial criativo e cidadão, contribuindo para formação de um país mais significativo, justo e avançado?

Convidados:

Helena Singer - Líder de Estratégia de Juventude para a América Latina na Ashoka - Apresentará a experiência da comunidade global Ashoka de jovens agentes de mudança.

Irene Rizzini - Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil e diretora do Centro Internacional de Pesquisa em Infância (CIESPI) - apresentará resultados dos seus estudos e projetos que tem como foco crianças em comunidades vulneráveis.

Leo Burd - Pesquisador do MIT-Media Lab, Diretor do Lemann Creative Learning Program, falará dos desafios da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa para a criação de oportunidades de aprendizagem criativa para crianças e jovens de todo o Brasil.

Promovendo a Aprendizagem Criativa na Escola
Quando: Dia 21/03 (quinta-feira) Horário: 15h00 às 16h00
Elaine Rocha Sobreira - Doutoranda em educação pela Faculdade de Educação da USP e professora de tecnologia em educação do ensino básico, trará sua experiência de atividades interdisciplinares de aprendizagem criativa com tecnologia em educação.

Julia Andrade - É pesquisadora do Centro de Referências em Educação Integral e falará sobre sua experiência em avaliação em aprendizagem criativa através da Abordagem da Aprendizagem Visível.

Maria Silvia Bacila - Secretaria de Educação de Curitiba, que apresentará os projetos de aprendizagem criativa que são promovidos pela prefeitura municipal, tais como o premiado Faróis do Saber, a adoção da aprendizagem criativa nos Centro Municipal de Educação Infantil - CMEIs e em formações docentes.

Silvia Donnini - Trará os avanços da prefeitura municipal de São Bernardo do Campo em aprendizagem criativa nos últimos anos, que levou a criação do programa de adoção sistêmica da aprendizagem criativa no município.

\ 150x135

MOSTRA INTERATIVA

A Mostra Interativa será um espaço dedicado à apresentação de materiais e atividades que possam ser experimentados de forma ativa pelos participantes. Estarão presentes projetos de referência em educação inovadora do ensino privado e público de todo o Brasil. A Mostra ocorrerá entre os dias 19 e 21, das 14h às 19h.