Fórum da Aprendizagem Criativa

Competências socioemocionais e aprendizagem criativa


#1

Olá pessoal,

Estou buscando estudar mais sobre como identificar o desenvolvimento de competências socioemocionais em experiências de aprendizagem criativa. Tem alguém trabalhando ou pesquisando nessa área?

Aproveito para compartilhar esse artigo da Angela Duckworth e do David Yeager sobre avaliação de habilidades socioemocionais, ou “personal qualities”, como eles preferem chamar.

Em resumo, o artigo faz uma análise bastante útil para contextualizar as diferentes nomenclaturas utilizadas nas pesquisas até aqui. Em seguida, analisa os benefícios e riscos das formas existentes de mensuração e, finalmente, analisa a aplicabilidade de cada uma dessas formas de mensuração para diferentes finalidades (Avaliações de programa, accountability, diagnóstico individual e melhoria contínua de práticas).

Me ajudou bastante a me situar nesse assunto e estar mais atento às muitas armadilhas ainda presentes em esforços de avaliação de habilidades socioemocionais.

Link para o artigo.

Abraços,


#2

Acabamos de encerrar a primeira turma do Curso Educação Integral para o Século XXI. Uma Parceria UNESP/Prefeitura de São Paulo/Instituto Ayrton Senna e uma das discussões foi a questão do trabalho com as habilidades socioemocionais na escola. Acho que vale a pena uma conversa com a Equipe do Instituto que coordenou a elaboração do material e com alguns dos professores que realizaram o curso e com certeza tem experiências interessantes de como estão desenvolvendo atividades com essa temática.


#3

Olá, em 2009 escrevi uma artigo entitulado “O Uso do Software Logo para o desenvolvimento da Inteligências múltiplas”, uma análise de resultados de um trabalho que eu vinha executando na rede municipal de Guarapuava, aborda também questões socioemocionais, inteligência inter e intraemocional e como potencializá-las, se tiver interesse posso compartilhá-lo.


#4

Como entrar em contato com essas pessoas também me interesso pelo tema…aguardo.
andreiadefatimasilva@bol.com.br
Andreia.


#5

Olá Adriana
Poderia, por favor, compartilhar comigo tenho muito interesse no tema também e estou procurando material para trabalhar com os alunos.
andreiadefatimasilva@bol.com.br
Aguardo.
Obrigada.
Andreia.


#6

Oi Adriana, tudo bem?

Estou desenvolvendo um projeto neste mesmo assunto,
poderia compartilhar comigo o seu artigo?

Agradeceria muito.

Email: lucasimap@alu.ufc.br
Reseachgate: https://www.researchgate.net/profile/Lucas_De_Oliveira_Da_Silva


#7

https://drive.google.com/file/d/1fQEo93tCdfuOcF4GAMc0etQXaqlfyUGr/view?usp=sharing
segue link para o artigo, já tem quase 1 década, mas creio que possa ajudar.


#8

Boa tarde, eu também gostaria de ter acesso ao ser artigo.


#9

BOM DIA! Solicito informarem os endereços e links dos conteúdos produzidos e oferecidos na formação, se é que existem disponíveis, se há grupos criados após esta formação em alguma mídia ou app?

obrigado
wiliam


#10

nossa, animal! super me interesso tambem! carolinamaciel@outlook.com
obrigada por trazer este tema para discussao aqui!


#11

Continuando a discussão do Competências socioemocionais e aprendizagem criativa:

Boa noite, Lucas,

Eduardo Bento e eu, em nosso trabalho de robótica, e agora desenvolvendo a aprendizagem criativa, envolvemos os participantes em práticas que ajudam a reformular o autoconceito - envolvendo a autoestima - e a autoeficácia (para aprendizagem geral entre outras questões relativas a capacidade de resolver problemas e dificuldades ao longo do ciclo vital).

Trabalhamos essas competências durante o processo de aprendizagem criativa e fazemos uma oficina no final com os envolvidos para que acentue sua capacidade potencial para aprender e afirme sua estima em si. Utilizamos o modelo sociocognitivo de Bandura como um dos suportes para esta prática.

Se quiser, podemos te apresentar mais sobre nosso trabalho.

Cordialmente

Marco.


#13

Olá Marco, gostaria de conhecer melhor seu trabalho.
amdreia@seed.pr.gov.br