Fórum da Aprendizagem Criativa

Competências socioemocionais e aprendizagem criativa

Olá pessoal,

Estou buscando estudar mais sobre como identificar o desenvolvimento de competências socioemocionais em experiências de aprendizagem criativa. Tem alguém trabalhando ou pesquisando nessa área?

Aproveito para compartilhar esse artigo da Angela Duckworth e do David Yeager sobre avaliação de habilidades socioemocionais, ou “personal qualities”, como eles preferem chamar.

Em resumo, o artigo faz uma análise bastante útil para contextualizar as diferentes nomenclaturas utilizadas nas pesquisas até aqui. Em seguida, analisa os benefícios e riscos das formas existentes de mensuração e, finalmente, analisa a aplicabilidade de cada uma dessas formas de mensuração para diferentes finalidades (Avaliações de programa, accountability, diagnóstico individual e melhoria contínua de práticas).

Me ajudou bastante a me situar nesse assunto e estar mais atento às muitas armadilhas ainda presentes em esforços de avaliação de habilidades socioemocionais.

Link para o artigo.

Abraços,

Acabamos de encerrar a primeira turma do Curso Educação Integral para o Século XXI. Uma Parceria UNESP/Prefeitura de São Paulo/Instituto Ayrton Senna e uma das discussões foi a questão do trabalho com as habilidades socioemocionais na escola. Acho que vale a pena uma conversa com a Equipe do Instituto que coordenou a elaboração do material e com alguns dos professores que realizaram o curso e com certeza tem experiências interessantes de como estão desenvolvendo atividades com essa temática.

Olá, em 2009 escrevi uma artigo entitulado “O Uso do Software Logo para o desenvolvimento da Inteligências múltiplas”, uma análise de resultados de um trabalho que eu vinha executando na rede municipal de Guarapuava, aborda também questões socioemocionais, inteligência inter e intraemocional e como potencializá-las, se tiver interesse posso compartilhá-lo.

Como entrar em contato com essas pessoas também me interesso pelo tema…aguardo.
andreiadefatimasilva@bol.com.br
Andreia.

Olá Adriana
Poderia, por favor, compartilhar comigo tenho muito interesse no tema também e estou procurando material para trabalhar com os alunos.
andreiadefatimasilva@bol.com.br
Aguardo.
Obrigada.
Andreia.

Oi Adriana, tudo bem?

Estou desenvolvendo um projeto neste mesmo assunto,
poderia compartilhar comigo o seu artigo?

Agradeceria muito.

Email: lucasimap@alu.ufc.br
Reseachgate: https://www.researchgate.net/profile/Lucas_De_Oliveira_Da_Silva

https://drive.google.com/file/d/1fQEo93tCdfuOcF4GAMc0etQXaqlfyUGr/view?usp=sharing
segue link para o artigo, já tem quase 1 década, mas creio que possa ajudar.

Boa tarde, eu também gostaria de ter acesso ao ser artigo.

BOM DIA! Solicito informarem os endereços e links dos conteúdos produzidos e oferecidos na formação, se é que existem disponíveis, se há grupos criados após esta formação em alguma mídia ou app?

obrigado
wiliam

nossa, animal! super me interesso tambem! carolinamaciel@outlook.com
obrigada por trazer este tema para discussao aqui!

Continuando a discussão do Competências socioemocionais e aprendizagem criativa:

Boa noite, Lucas,

Eduardo Bento e eu, em nosso trabalho de robótica, e agora desenvolvendo a aprendizagem criativa, envolvemos os participantes em práticas que ajudam a reformular o autoconceito - envolvendo a autoestima - e a autoeficácia (para aprendizagem geral entre outras questões relativas a capacidade de resolver problemas e dificuldades ao longo do ciclo vital).

Trabalhamos essas competências durante o processo de aprendizagem criativa e fazemos uma oficina no final com os envolvidos para que acentue sua capacidade potencial para aprender e afirme sua estima em si. Utilizamos o modelo sociocognitivo de Bandura como um dos suportes para esta prática.

Se quiser, podemos te apresentar mais sobre nosso trabalho.

Cordialmente

Marco.

Olá Marco, gostaria de conhecer melhor seu trabalho.
amdreia@seed.pr.gov.br