Colaboratividade - Divulgando boas práticas através da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa


#1

Colaboratividade - Divulgando boas práticas através da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa

Em 2015 fui selecionado com o Projeto Experimentoteca Maker pelo edital do Programaê! Makers Educa, da Fundação Lemann e Fundação Vivo Telefônica para ajudar a difundir a Cultura Maker no Brasil.
Nessa toada conheci inúmeras pessoas incríveis e extremamente estimulantes, como:

Leo Burd do MIT / Hiuri e Marcela do Sítio do Astronauta / Fábio e Orlando do Mundo Maker / Rui da Casa de Makers / Rita, Paola e Simone do Instituto Catalisador / Alex da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos / Edeli de São Bernardo do Campo / Cristiana do Colégio Bandeirantes / Márcia, Eliane e Guilherme do Centro Educacional Pioneiro / Gustavo Morceli PETE Robótica Educacional / André e galera do Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação - LITE / Juliana do Espaço Maker Entrando no Clima

Foi a partir das trocas de experiências com esse grupo que me enveredei por esse universo da Educação e Tecnologia, já havia concluído o mestrado em Ciência Tecnologia e Sociedade e engatei pós projeto Experimentoteca Maker o doutorado na área de Formação de Professores com a temática Movimento Maker – Efeitos e Impactos na Ressignificação das Práticas Docentes , onde discuto Pedagogia de Projetos, Interdisciplinaridade, Pedagogias Ativas, Horizontalização do Processo Ensino/Aprendizagem e Protagonismo e Aprendizagem.

Nesse caminho fui convidado para falar em ambientes formais e não formais de Educação e em 2016 fui convidado para construir um Currículo Escolar voltado para a:

Criatividade, Inovação, Tecnologia, Pensamento Crítico, Colaboratividade, Comunicação e Educação Financeira

Após árduos 3 anos de trabalho compartilho com vocês o aprendizado e percurso dessas experiências.

Tudo foi produzido e/ou customizado de forma que possa ser replicado em qualquer ambiente escolar, sempre pensando em baixo custo e em materiais alternativos para o trabalho, para que possamos replicar essas práticas em qualquer escola, seja ela pública ou particular!

A minha forma de agradecer a todos vocês é compartilhar esse material. Nele vocês vão encontrar a escola onde trabalho e as formas de registro e avaliação que conseguimos produzir ao longo desse tempo.

Fico à disposição de vocês caso queiram discutir e conhecer um pouco mais desse projeto feito no Colégio Luiz de Queiroz – CLQ – Piracicaba – SP.
Já conseguimos estabelecer a replicação desses projetos em 04 escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Piracicaba - SP, em 02 escolas publicas de São Carlos - SP e possivelmente estenderemos essa parceria para 04 escolas municipais da grande Curitiba!

Link de acesso a revista:

https://drive.google.com/file/d/19gMZV9WODyf8_RoE2Cd9cMYX5i5RLHTb/view?usp=sharing

( Obs.: A revista ainda está passando por uma revisão gráfica e ortográfica - assim que a nova versão sair compartilho por aqui!)

Abraços,

Sergio D. Ferreira

E-mail: sergio.ferreira@clq.com.br

Tel. (19) 98141-1181


#2

Parabéns!!! Por sua missão e por compartilhar os resultados conosco!!!