Fórum da Aprendizagem Criativa

Chamada para o Programa Ciência na Escola - MCTIC

#1

Bom dia!

O MCTIC e CNPq estão com a chamada No 05/2019 para o Programa Ciência na Escola.

Quem está planejando submeter propostas envolvendo aprendizagem criativa, computação criativa e afins?

Divulguem nas suas IES!!! O prazo é 27/5!

Um forte abraço!!

1 Like
#2

Prezada Carolina e demais membros da rede!

Eu sou a Graziela Guarda – docente da Universidade Católica de Brasília da área de Computação e estou com um projeto em andamento chamado Logicamente (fomento FAP-DF) onde basicamente tenho buscado elaborar uma proposta metodológica para implementar as diretrizes do Pensamento Computacional para a Educação Básica seguindo como referência, dentre outros, o documento da SBC - http://www.sbc.org.br/educacao/diretrizes-para-ensino-de-computacao-na-educacao-basica

Pelo que tenho conseguido perceber e me corrijam se eu estiver errada, grande parte dos membros da rede não possuem o requisito do edital – titulação de doutor. Eu por exemplo, sou mestre em Engenharia Elétrica e não posso submeter meu projeto.

Deste modo, vou deixar uma sugestão para a rede. Façam esse levantamento - uma vez que a titulação não é perguntada no cadastro. Criem um google forms e mapeiem esse quantitativo, o percentual de membros da rede possuem a titulação de doutor ou qual titulação possuem. Com esse dado talvez seja possível abrir um espaço de diálogo com o CNPq. Quem sabe?

Os grandes nomes e as pessoas mais engajadas nas práticas de aprendizagens criativas provavelmente não estão habilitados para concorrer, cito como exemplo, a premiada professora Débora Denise Dias Garofalo e tenho outros vários nomes para citar.

Aproveito a oportunidade para divulgar nosso evento que irá acontecer em novembro em Brasília/DF: CBIE 2019 cujas inscrições estão abertas para submissão de trabalhos - http://cbie.ceie-br.org/

[]´s Graziela.

4 Likes
#3

Boa noite!
Graziela tive a mesma observação que você.
Quando comecei a ler o edital fiquei super empolgada, até que me deparei com este requisito… Na escola em que trabalho (rede pública estadual do MT) não temos nenhum profissional com mestrado, quanto mais com doutorado… Penso que essa exigência limitou o projeto a IF’s e a escolas de grandes centros urbanos. Infelizmente.

1 Like
#4

Perfeita observação.

Uma das nossas preocupações com este edital é saber se contempla os membros da rede. Temos muitas universidades e pesquisadores integrantes da RBAC que estão aptos a participar, pois têm envolvimento com escolas públicas, porém nem sempre o contrário é verdadeiro: ainda há muitos educadores de escola que não estão contemplados por projetos de extensão ou outros programas ligados a instituições de ensino superior.

Estamos atentos aos diferentes tipos de demanda. Em uma conversa com o MEC e
Fundação Lemann, por exemplo, incluímos neste ano a categoria Aprendizagem Criativa nas temáticas do Prêmio Professores do Brasil. Este sim, para professores de escola! Em breve poderemos dar mais informações e fazer a chamada oficial aqui no fórum.

Vou sugerir a tua observação @Graziela_Guarda sobre a titulação no formulário de cadastro do GT Universidades Criativas, e para o novo formulário de cadastro no portal que iremos lançar em breve. De qualquer forma, vale lembrar que para participar do GT não é preciso ser vinculado a IES.

Um forte abraço e mais uma vez obrigada!

1 Like
#5

Oi Graziela,

Perfeita observação, entretanto posso fazer uma provocação?

Dentro da rede temos professores doutores que estão ansiosos para uma colaboração, quem sabe, tu não abre um tópico de convite a colaboração e escrita de um projeto para o edital?

Os índices de avaliação da Capes estão cada vez mais atentos a colaborações entre diferentes instituições, e a AC tem nosso querido “Peers” como pilar.

Não deixe a oportunidade passar. Um projeto de AC aceito e financiado pelo CNPq, nos fortalece.

ps: eu até poderia colaborar contigo, mas, já estou com outros colegas na empreitada. Aposto que devem ter outros loucos para colaborar.

Forte Abraço.

1 Like
#6

Olá Graziela Carolina muito pertinente a tua fala. Quanto ao link para submissão de trabralhos, já estou enviando para os meus colegas que possuem trabalhos nesta área.

Abraços

Lucivânia Pereira dos Santos

1 Like
#7

Olás!
Sou mestranda no MIT Media Lab e tenho um projeto para ensino de microbiologia por meio de projeções interativas que gostaria de ver em campo. Imaginei que esta chamada poderia ser uma possibilidade, porém, como não tenho título de doutora, caso alguém tenha interesse entre em contato comigo.

Abraços,
Carol

1 Like
#8

Boa tarde a todos estou rabiscando um projeto para submeter e que deverá acontecer na cidade de Goiás em Goiás, quem tiver interesse manda um alô. AtÉ

1 Like
#9

Carol, essa chamada foi construída a partir de um projeto da UFG que foi aprovado na FAPEG. Isso nos enche de orgulho e vamos, sim, submeter proposta. Já convidamos professores que sabemos que trabalham com essa pegada da criatividade e vamos seguir o caminho da aprendizagem criativa, atividades mão-na-massa.

1 Like
#10

Olá Carol,

Começamos a trabalhar em um projeto para este edital aqui no Espírito Santo. Grande parte da proposta será baseada no FIC. Vamos precisar da ajuda de vocês!

Espero que muitos FICs sejam aprovados neste edital e que possamos reproduzir essa prática em vários estados!!!

Sobre o título de doutorado, também não tenho ainda, mas acredito ações como essa devem ser construídas com parcerias e essa é a nossa aposta por aqui. Recomendo que os demais colegas procurem parceiros para este ou editais futuros.

Até,

#11

Oi Carolina, poderíamos trocar algumas figurinhas.