Fórum da Aprendizagem Criativa

Banco de Práticas Sistematizadas

Oi, Pessoal

Gostaria de compartilhar com vocês o resultado do trabalho docente de sistematização de práticas pedagógicas, desenvolvidas pelos professores do Núcleo Avançado em Educação – NAVE, organizadas e reunidas na publicação digital e-NAVE 2: Guia de Práticas Pedagógicas Inovadoras. Acreditamos que esse conteúdo seja útil para os participantes dessa rede.

Organizamos 45 atividades de todas as áreas do conhecimento e componentes curriculares, da formação geral básica e da formação profissional e tecnológica, que podem ser adaptadas conforme a realidade de cada escola. As práticas são apresentadas em seis capítulos:

  1. Escola é Vida: Para a formação de sujeitos críticos e autocríticos, as atividades são voltadas para a reflexão sobre trajetórias, identidades e orientação vocacional dos jovens
  2. Diferenças Extraordinárias: Este capítulo reúne atividades que valorizam a diversidade e acolhem as diversas formas e ritmos de aprendizagem.
  3. Jogando se Aprende: Nesse capítulo, professores indicam estratégias de gamificação para motivar competências dos estudantes na resolução de problemas da escola e de diversas áreas do conhecimento.
  4. Juntos Aprendemos: Este capítulo apresenta práticas que estimulam a colaboração e a construção coletiva de conhecimento.
  5. #Culturajovem: O uso das tecnologias digitais e a integração de linguagens estimulam mudanças nas formas de apresentar conteúdos
  6. Desafio, Lógica e Argumentação: Neste capítulo, são apresentados projetos e experiências multidisciplinares que exercitam a argumentação, análise, síntese, construção de modelos e categorização.

O NAVE é o programa ensino médio integrado à educação profissional do instituto Oi Futuro que já formou mais de 2,5 mil jovens em 13 anos de atuação, com escolas no Rio de Janeiro e Recife.

Ambas as edições do E-NAVE podem ser baixados gratuitamente pelo link ou QR Code abaixo:

OU

e-nave2

Caso tenham práticas para compartilhar, poderíamos utilizar esse espaço.

Um grande abraço a todos

13 Curtidas

Que legal! Parabéns pela iniciativa! Vou conferir lá!

2 Curtidas

Muito bom o material, ele abre um foco para que todas asa nossas praticas sejam revistas.

2 Curtidas

Narrar uma prática é um processo de reflexão pedagógica. Entendemos como um projeto de registro, de memória mas também de formação. :wink:

3 Curtidas

Parabéns pela iniciativa e por compartilhar esse material riquíssimo! Obrigado.

1 Curtida

Agradeço o compartilhamento, e a parabenizo pela iniciativa.

1 Curtida

Muito interessante a proposta. Vou conferir.
Atualmente trabalho com a produção de games por alunos da educação básica e já obtive resultados muito positivos.

1 Curtida

Muito top o material!!!

1 Curtida

Boa noite Fernanda. Como realizaram as pesquisas para registrar estas práticas? Esta coleta foi realizada em quanto tempo? É que me interesso por este tema? Obrigada.

Oi, Ileals, ótima pergunta. Criamos um processo interno, os educadores dedicam 4 horas mensais para registrar até duas práticas ao longo de um semestre. Criamos uma ficha de registro em conjunto com os educadores. Dedicamos um profissional para coordenar o projeto nas escolas. O processo de escrita da prática leva 1 ano e a diagramação do e-book dura cerca de seis meses. Querendo conversar, vamos combinar uma áudio. Um grande abraço!

Olha que lega! Com professores com carga horária dedicada e um coordenador do projeto. Muito legal! É difícil encontrar tal dedicação nas escolas! Quais escolas participam do projeto? Tem site para conhecer sua instituição?

Muito bom o material disponibilizado. Vejo professores mesmo sem o apoio necessário das redes em que estão vinculados desenvolvendo trabalhos incríveis . Parabéns pela iniciativa de compartilhar e ajudar a emponderar e inspirar mais professores.
Abraços!

Parabéns pela organização desse repositório! É uma excelente iniciativa que ajuda bastante quem está em busca de inovar. Obrigada!

1 Curtida

Gostei muito do material que foi compartilhado. Parabéns pela iniciativa