Fórum da Aprendizagem Criativa

Atividade Tinkering - by Sebastian

Oi pessoal!

Quem foi na CBAC neste ano teve o prazer de conhecer o Sebastian Martin, do Tinkering Studio.

O Sebastian enviou uma mensagem e pediu para a gente publicar aqui no fórum:

"Olá Aprendizes Criativos!

Estou aqui para compartilhar algumas ideias e uma atividade do Tinkering Studio em São Francisco.
Tive a alegria de ser convidado para a CBAC 2019 em São Bernardo do Campo e trabalhar com alguns de vocês nas sessões da oficina e de me conectar com ainda mais de vocês durante a roda de conversa sobre Tinkering em São Paulo. Saí do país empolgado e inspirado por todo o bom trabalho que vi durante meu tempo no Brasil, na conferência e nas escolas.

Muitos de vocês vêm perguntando sobre as ideias por trás do tinkering (Learning Dimensions, Dimensões de Aprendizagem) e sobre recursos para a atividade tinkering que chamamos cranky contraptions - movendo criaturas mecânicas que podem ser criadas com alguns materiais simples.

Aqui está o guia em Português que meus amigos da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa gentilmente traduziram para o Português, ele inclui muita informação sobre materiais e ferramentas, bem como dicas e truques para mediar a atividade enquanto educador.

Para ter uma rápida iniciação a esta atividade, assista a este vídeo curto:
https://vimeo.com/246865775

E veja algumas das coisas que crianças e adultos fizeram aqui no Tinkering Studio para deixar você e seus estudantes inspirados: https://vimeo.com/251841611

Assim como você, nós realmente nos importamos com a aprendizagem que ocorre durante a experiência tinkering. É por isso que desenvolvemos as dimensões de aprendizagem como um framework para apoiar, documentar, e refletir sobre como suas atividades tinkering e mediação apoiam a aprendizagem. Aqui está a versão em Português das Dimensões de Aprendizagem do Fazer e do Tinkering:
https://www.exploratorium.edu/tinkering/our-work/learning-dimensions-making-and-tinkering

Tenham um ótimo dia, e estou empolgado por todas as novas atividades e ideias que vocês têm contribuído para o mundo da aprendizagem criativa e do tinkering!

Sebastian

OBS: Eu gostaria de poder falar Português, mas ainda não estou neste nível. Muito obrigado a Carol Rodeghiero que está me ajudando com a tradução!

Mais sobre a atividade Cranky Contraptions (em inglês):
https://www.exploratorium.edu/tinkering/blog/2018/01/08/new-automata-activity-development-cranky-contraptions"

5 Curtidas

Grata a Carol e Sebastian…tive o prazer em recebê-los na escola em que trabalho. Apesar de ser uma escola da primeira infância ( 8 meses a 3 anos) já incentivamos a criatividade e a mão na massa desde tenra idade. Abço. Tania

1 Curtida