Aprendizagem Criativa Paraná


#1

Olá pessoal estamos planejando algumas atividades presenciais e a distância no SEED LAB e gostaríamos de conhecer outros paranaenses interessados em promover ações, encontros e discussões sobre aprendizagem criativa.

Aproveito para me apresentar, sou Eziquiel Menta, professor da rede estadual de educação, atualmente atuo na Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado da Educação. Recentemente iniciamos algumas atividades envolvendo Aprendizagem Criativa, Scratch, Arduino, Robótica, etc. Estamos a procura de professores, alunos da rede pública, pesquisadores, entusiastas, etc. Considero importante conhecer os paranaenses do grupo para fortalecermos o movimento em nosso Estado.

E então temos mais bichos do Paraná por aqui? Apresente-se, venha criar conosco.


Currículo de programação em escolas públicas
#2

Eu sou a
Ana Maria de Arruda, professora da rede estadual de educação, atualmente atuo na CRTE - Coord Regional de Tecnologias Educacionais- Núcleo Regional Metropolitana Norte. Vamos lá…quero saber mais, pesquisar mais…e oportunizar ações sobre aprendizagem criativa.


#3

Bem vinda Ana Maria. Estamos nos organizando para iniciar uma formação continuada e grupos de estudos em nosso Estado, contamos com sua ajuda para convidarmos mais colegas de CRTE e professores de escolas para se juntarem a nós!


#4

Olá. Meu nome é Eduardo e sou agente educacional na SEED/PR. Sou graduado em Administração, estou cursando especialização em Design Instrucional e também cursando licenciatura em Computação pela UEPG, na modalidade EAD.

Já realizei projetos com alunos com o Scratch. Tenho vontade de participar de projetos com Arduino,Robótica e Programação.

Moro em Apucarana, PR.


#5

Bem vindo Eduardo! Em breve faremos um encontro por webconferência para nós conhecermos. Conhece mais professores de Apucarana que se interessem sobre a temática?


#6

Saudações Eziquel e demais,

Sou professor da Rede Pública Estadual do Paraná, atualmente presto serviços como Assessor Pedagógico em Tecnologias Educacionais no Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho. Sou entusiasta em novas metodologias de ensino, protagonismo infanto-juvenil e formação de professores.
Estou buscando aprender sobre o uso da programação, arduíno e robótica educacional para fazer interface com as disciplinas curriculares.

Abraço a todos(as)!


#7

Olá Eziquiel

Já temos um trabalho interessante no âmbito da promoção da iniciação científica e da aprendizagem criativa por meio da robótica no CEEP Cascavel - PR. Estamos a disposição para discutir e ampliar os horizontes em relação a educação. Pode contar com a gente para promover ações nesse sentido.

Abraço!!!


#8

Linda a página de vocês Gelson, parabéns pelo projeto.


#9

Apresentando-me. Sou Andrea Castagini, professora de Ciências da rede estadual, atualmente trabalho na DPTE, atuando junto a Coordenação de Tecnologias Educacionais. Gosto de tanta coisa que fica difícil dizer. Pra começo de conversa, gosto de gente e por isso, quero ajudar o máximo possível de pessoas, no caso de professores, profissionais da educação e alunos a aprender e ensinar com paixão.
Acredito que as tecnologias estão ai para serem pensadas e trabalhadas em prol da educação e do bem estar social.
Como habilidades posso dizer que costuro, bordo, desenho, realizo pinturas em diversas técnicas (inclusive digitais), animações, gosto muito de estudar design e agora estou apaixonada pelo Design Thinking na educação. Gosto da bricolagem e praticamente tudo que mexe com a imaginação e criatividade.
Contem comigo para os projetos de aprendizagem criativa.


#10

Olá, sou Kelly Christina!

Professora de Educação Física e Educação Especial, atualmente atuando como Assessora Pedagógica em Tecnologias Educacionais no Núcleo Regional da Educação de Umuarama.
E bora estudar, descobrir possibilidades e vencer desafios.


#11

Olá Ezequiel,
Sou Silvana pedagoga atuante na equipe de Educação Básica do NRE de Pato Branco, técnica da disiplina de filosofia e assessora do CONECTADOS 2.0. Atuo também na secretaria municipal de educação de Pato Branco coordenando o Programa Clique Conhecimento que oportuniza a inserção de tablets educacionais no ambiente escolar, como mais uma ferramenta para pesquisa e construção da aprendizagem.
Agradeço o convite e espero ampliar e compartilhar experiências, informações e conhecimentos.
Abraços
Silvana


#12

Olá amigos! Meu nome é Ailton e sou professor de História da Rede Pública do Estado do Paraná desde 1997. Atualmente estou trabalhando na Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais e fui convidado pelo Prof. Eziquiel para compor a equipe do Seed Lab onde estou desde o segundo semestre de 2016. Está sendo uma ótima experiência na minha carreira pois tem me engrandecido muito como pessoa e profissional de educação. Jamais imaginava trabalhar com fabricação digital e aprendizagem criativa. Por ser da área de Humanas, também não me via lidando com programação, computação física, internet das coisas, entre outros. Tudo isso tem feito eu olhar a educação de uma outra forma, inclusive o próprio ensino de História.

Atualmente estamos recebendo alguns alunos de colégios próximos ao Seed Lab. Temos trabalhado oficinas de introdução à programação e circuito de papel. Nas próximas semanas vamos introduzir novas oficinas, entre elas: criação de luminárias com Leds e papel manteiga, escrita com Leds (em fotografia), circuito de massinha (criando a própria massinha), Lego Robótica, Arduíno, Scratch e Makey Makey. Vale lembrar que nessas oficinas a nossa postura é de ser mediadores no processo. Teoria e instrucionismo somente quando é muito necessário e apenas em pequenas doses. Em todos os casos estamos deixando os alunos descobrirem as ferramentas e os incentivamos a serem criativos! Aos poucos vamos postando as nossas experiências por aqui! Acompanhem o Seed Lab nas redes sociais e aqui no fórum! Abraço!


#13

Salve pessoal vamos agendar uma primeira reunião online? O que acham?
Vamos nos conhecer e conversar sobre a possibilidade de criar Núcleos Regionais de Aprendizagem Criativa?
Eu sugiro o dia 28 próximo das 19h às 20h, mas podemos adaptar data e horário…
Quem topa?


#14

A ideia é muito boa, eu topo! :wink:


#15

Boa noite Ezequiel. Considero válida a iniciativa. Eu topo.


#16

Inclusive amanhã continuaremos com a semana pedagógica no NRE que iniciou hj sobre relacionamento interpessoal e vamos aplicar a oficina de Aprendizagem criativa nos moldes da nossa formação do CONECTADOS 2.0 com temas relacionados ao conteúdo da formação.


#17

Gostei da iniciativa! Eu topo!


#18

Olá, Saudações !!

Sou Pedro Neto, professor da rede estadual de educação e atuo na CRTE do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã.
Tenho grande interesse no tema e acredito que a educação como um todo precisa de novas iniciativas que possam germinar novas ideias que passem a somar ao cotidiano escolar.


#19

Muito bom !!! Já vou colocar na agenda.!


#20

Olá pessoal, bom dia a todas e todos!

Sou professor de Língua Portuguesa também da rede estadual de ensino e atualmente componho a equipe do Seed Lab, aqui na Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais na SEED/PR. Tem sido uma experiência super bacana e empolgante, principalmente com a presença dos alunos. A criatividade tem habitado os espaços do Seed Lab, permitindo um trabalho com metodologias ativas e sala de aula invertida. Acho importante esse espaço de discussão para fortalecermos cada vez mais esse movimento.

Abraços! :slight_smile: