Fórum da Aprendizagem Criativa

Aprendizagem Criativa no ensino superior

Olá participantes
Tudo bem?

Sou uma criativa formada em publicidade com habilitação em criação e na minha segunda pós-graduação em docência universitária, percebo uma carência no desenvolvimento criativo dos professores. Utilizam metodologias ativas, porém o fator criativo se torna defasado.
Na literatura e pesquisas realizadas no INEP encontro muita informação de criatividade no ensino pedagógico e pouco focado na Andragogia.

Observo aqui no fórum uma forte cultura maker , projetos de aprendizado por meio de tecnologias, invenções e inovações. Porém na formação de formadores existe uma carência no desenvolvimento criativo (um passo antes do processo de inovação). E esse questionamento gerou o desafio da minha tese, onde irei documentar o perfil egresso das IES comparando com suas ementas na formação de docentes universitários. Vejo algumas universidades que vendem a palavra inovação como tendência e suas ementas não possuem módulo que gere a criatividade.

Alguém pode contribuir com links de artigos ou até mesmo uma boa conversa aqui nesse tópico? Irá me ajudar bastante nesse desafio.

Muito obrigada
Luciana de Oliveira
Futura Docente Criativa

Luciana, tudo bem? Vejo que as dcn’s dos cursos superiores são um ponto de partida interessante para dali se desdobrar em ações de aprendizagem criativa no ensino superior. Estou tentando desenvolver projetos na área do ensino jurídico que é muito fechado. Vamos trocar

Com certeza será um projeto inovador. Acredito que além das técnicas de metodologias ativas, as práticas inovadoras devem inspirar criatividade nos discentes. Só assim iremos falar com propriedade e de modo mais concreto sobre economia criativa.

Obrigada por me responder

Olá, acho que poderia utilizar o método do design thinking para entender o seu problema. existe cinco passos:


Pois, o ensino superior fica em uma linha tênue entre o tradicional e o inovador.
É preciso muita reflexão, leitura e compreensão da realidade para podermos elaborar uma tese que contribua com os sujeitos responsáveis pelo processo formativo.

Bjs
Marillia