Fórum da Aprendizagem Criativa

Alguém já brincou com a plaquinha Micro:bit da BBC?

Muito obrigada!!
Esclareceu a minha duvida.

@Ducron, algumas coisas interessantes é que o Micro:bit já vem com alguns sensores embarcados no hardware, como sensor de temperatura, aceleração e rotação… além de bluetooth isto ajuda a não ter algumas conexões externas para vários projetos. Porém, é necessário ter placas de extensão caso queira adicionar outros sensores, por exemplo um ultrassom, o uso das garras as vezes é um “desafio” para ficarem “quietas” no lugar. É uma placa fantástica, muita coisa legal é possível de fazer, assim como Arduino. Quanto a programação, não tenho tido problemas, uso o Mixly, então meus pequenos usam a mesma interface, tanto para programar para o Arduino quanto para o micro:bit, isto na verdade acho que é muito importante, tentar usar uma interface mais comum em ambos os cenários.
Usamos muito o Scratch também, acredito que não demora para a comunidade ter conectores para o Arduino, tenho usado com o micro:bit e está muito bom para a integração com o concreto. Temos feitos alguns games que criam este interfaceamento.
As imagens mostram um pouco da interface do Mixly para vc ter uma ideia dos blocos para Arduino e os blocos para o Mixly…
Se puder contribuir estou à disposição no que precisar…

Boa tarde, comprei a placa através de uma sobrinha que mora em Londres. Gostaria muito de usar juntamente com o Scratch. Segui bem direitinho o tutorial de instalação, mas não obtive êxito, ou seja, aparece a mensagem que não encontra o dispositivo.
O meu PC é um Mac e está atualizado.
Teria alguma dica especial? Ou, teria alguém que mora perto de Campo Bom- RS que poderia me ajudar pessoalmente?
Abraço

Cleusa,

Boa tarde. Vou tentar te ajudar daqui de São Paulo mesmo .kkk
Quando você liga o seu micro:bit aparece no display uma sequencia de letras?

Para funcionar esta comunicação do Scratch e micro:bit considerando que a máquina tem bluetooth ativado, checklist:

1 - ScratchLink Instalado e executando na máquina. Aqui tem ele para baixar
2 - Carregar o arquivo hex no seu micro;bit para que ele fique comunicando com o ScratchLink
O hex pode ser encontrado [https://downloads.scratch.mit.edu/microbit/scratch-microbit-1.1.0.hex.zip](Hex para microbit se comunicar com ScratchLink)
Atenção Versão do ScratchLink e versão do hex devem ser iguais (v1.1.0)
3 - Selecionar no Scratch a mesma sequencia de letras que será o id do seu micro:bit.

Fino no aguardo,

Allan Moreira

Bom dia Allan, tudo bem?
Segui exatamente esses passos que tu me indicastes, a única coisa que fica diferente é que o ScratchLink não aparece que está em execução, como na foto
!image
Ele fica com o escrito na forma normal, como na foto
image
Deve ser aí o meu problema que não sei como resolver.
Abraço

Achei a placa interessante e funcional, mas o custo é elevado para adquirirmos para a escola aqui onde trabalho, Alvorada RS. Seguimos com o Arduino.

Bom dia,

Temos usado a placa neste ano, num projeto curricular (5º ano) que envolve pensamento computacional.
Temos adquirido as placas no Brasil mesmo, na FilipeFlop ou na Multilogica, que inclusive já tem disponível alguns Shields que eles estão importando.
A placa é muito funcional e adequada para trabalhar com as crianças!