Fórum da Aprendizagem Criativa

Ações preventivas da RBAC - Coronavirus

Prezados membros e articuladores,

Informamos que, no atual contexto global relacionado aos casos de contágio do coronavírus (COVID-19), algumas ações preventivas serão tomadas em relação a eventos e iniciativas promovidas pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

Confira abaixo as nossas recomendações para o FIC São Paulo, Scratch Days, Rodas de Conversa e demais projetos da Rede.

FIC São Paulo

Considerando o caráter presencial e mão na massa de nossas atividades e eventos, decidimos, junto ao Senac, adiar o Festival de Invenção e Criatividade de São Paulo (FIC São Paulo), que seria realizado nos dias 02 e 03 de abril. Agradecemos imensamente a todos que trabalharam incansavelmente para a realização do Festival e aos que submeteram trabalhos para serem apresentados. Assim que a situação se normalizar, agendaremos uma nova data para o Festival.

Scratch Days

Por orientação do MIT e da Scratch Foundation, recomendamos que os Scratch Days presenciais envolvendo crianças ou grandes públicos sejam evitados. A Equipe Scratch está preparando uma ação para celebrar virtualmente o mês do Scratch em maio, lançando atividades que podem ser realizadas de forma remota por quem tem acesso ao Scratch e a internet. Se este não é o seu caso ou de seus alunos, considere organizar o evento presencial somente quando a situação de risco houver terminado. Lembre-se: o Scratch Day pode acontecer em qualquer dia do ano.

Encontros e Rodas de Conversa.

Aos núcleos regionais sugerimos que os encontros e rodas de conversa sejam minimizados, adiados, ou até mesmo cancelados. A RBAC está estudando como dar suporte aos núcleos para que realizem rodas de conversa de forma virtual.

Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa (CBAC)

Informamos também que a organização da 3ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa (CBAC), que será realizada de 23 a 26 de setembro, e das demais iniciativas previstas para o segundo semestre, seguem normalmente e sem alterações até este momento. Se houver alterações, novas informações e orientações serão divulgadas nos canais de comunicação da RBAC.

Recomendações gerais

Caso, por alguma razão, você sinta a necessidade de organizar um evento na sua localidade, recomendamos as seguintes diretrizes:

  • Siga as recomendações do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS):
    • Lave bem as mãos antes do encontro;
    • Disponibilize álcool em gel antisséptico logo nas entradas e em áreas importantes do local;
    • Minimize a quantidade de participantes;
    • Faça o evento em áreas bem arejadas e abertas;
    • Crie oportunidades para as pessoas participarem remotamente;
    • Caso não se sinta bem, não participe presencialmente. Haverá outras oportunidades;
  • Siga as orientações da RBAC para as atividades mão na massa:
    • Se possível, crie kits individuais com os materiais, para que não sejam compartilhados por pessoas diferentes durante o evento;
    • Minimize o reaproveitamento. Jogue fora todo o material utilizado e que não possa ser higienizado para a atividade seguinte.

Reiteramos que todas as ações são preventivas e consideram o contexto atual da classificação do coronavírus como uma pandemia que já atinge o Brasil. Reforçamos a importância de medidas preventivas simples como a correta higienização das mãos e atendimento das demais orientações do órgãos de saúde internacionais e locais.

Você pode enviar e-mail para info@aprendizagemcriativa.org se tiver dúvidas e quiser mais esclarecimento.

Um forte abraço,

Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa

6 Curtidas

Estaremos atentos às recomendações.
Abraços!

3 Curtidas

Oi, gente! Espero que todos estejam bem!

Vamos usar esse espaço para discutir ideias e recomendações relacionadas com o COVID-19? Por exemplo, que tipos de atividades criativas vocês recomendariam para as crianças que tiverem que ficar em casa? E para os professores em sala de aula? Que cuidados deveriam ser tomados?

Abs,

Leo

3 Curtidas